A Sustentabilidade do Setor Cervejeiro em destaque na Confraria da Cerveja

A XVIIª Cerimónia da Confraria da Cerveja, decorreu no passado dia 12 de setembro, em Viseu, e entronizou perto de 60 novos Confrades, e foi este ano dedicada à sustentabilidade, um tema caro ao setor cervejeiro português.

O setor gera em valor acrescentado bruto mais de mil milhões de euros por ano e congrega áreas como a agricultura, unidades de produção de malte, de produção de cerveja, fabrico de embalagens de vidro, latas de metal, distribuição, comunicação e marketing.

“Os Cervejeiros de Portugal têm procurado cumprir os desígnios da sustentabilidade – um caminho sempre inacabado, mas com princípios inabaláveis. Só nos últimos 10 anos, o setor investiu 520 Milhões de Euros em inovação e tecnologia para alcançar uma produção mais verde. Não está tudo feito, longe disso, mas demos e continuaremos a dar passos firmes na defesa do nosso futuro”, sublinhou o Grão-Mestre da Confraria da Cerveja, Rui Lopes Ferreira, na abertura da cerimónia. Só no último ano, a indústria cervejeira reduziu 7% do peso de consumíveis de plástico, 6% das emissões de CO2 e 5% do consumo de energia. E nos últimos 10 anos, reduziu o consumo de água na produção de cerveja em 20%.

Além da proteção dos recursos hídricos, da utilização racional de energia e da redução das emissões de CO2, o setor tem procurado optar por matérias-primas sustentáveis e de produção local, pela reutilização e valorização dos resíduos gerados, pela utilização de embalagens mais ecológicas, pela promoção do consumo responsável e pelo investimento na comunidade local.

A indústria cervejeira congrega perto de 80 mil pessoas, em empregos diretos e indiretos, e tem vindo a registar um equilíbrio cada vez maior entre géneros. A indústria investe ainda nos seus ativos e nas suas competências, tendo somado mais de 30 mil horas de formação no último ano. Ainda no âmbito da sustentabilidade, os Cervejeiros de Portugal têm vindo a apostar numa política de inclusão das empresas cervejeiras artesanais, que tem tido nos últimos anos um relevante crescimento, o que se tem evidenciado através do aumento do número de membros associados, unindo os produtores de cerveja independentemente da sua dimensão, em torno da defesa e promoção da cultura e dos valores cervejeiros. Em Portugal, existem atualmente mais de 100 cervejeiras artesanais.

Entre as personalidades entronizadas este ano, destacaram-se o presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, a Embaixadora da Holanda, Nienke Trooster, o vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Cidade, o ator Pedro Lima, o surfista Nic Von Rupp, o humorista Diogo Batáguas, o modelo Ricardo Guedes, bem como figuras do tecido empresarial do país, que se tornaram, nessa data, Confrades de Honra da Confraria da Cerveja. De salientar, a presença no evento do Embaixador da República Popular da China, Cai Run, em Portugal.

Saiba mais sobre esta cerimónia aqui.