Confrades reúnem-se em jantar que aliou cerveja à alta cozinha

A Confraria da Cerveja reuniu Confrades e convidados num jantar que aliou a alta cozinha do restaurante Atlântico por Miguel Laffan, no Monte Estoril, a vários estilos de cerveja.
O tema da refeição foi o “Mar” e a harmonização esteve a cargo da sommelier de cerveja Teresa Santos que, trabalhando em conjunto com o chef Miguel Laffan, conseguiu um “casamento” perfeito entre os pratos servidos e as cervejas que com eles combinaram.
No final, houve ainda uma harmonização de charutos feitos na Nicarágua pela Cigarworld e explicados pelo Cigar Collecter’s Club.

Não sendo a harmonização uma ciência exata, a Confraria da Cerveja quis demonstrar com esta iniciativa que a cerveja pode estar associada a diferentes momentos de consumo, sendo que o importante é que cada pessoa experimente e teste os diferentes sabores, aromas e texturas da comida e da cerveja com o objetivo de encontrar as associações que mais lhe agradam.

Para Rui Lopes Ferreira, Grão-Mestre da Confraria da Cerveja, além de “um momento de confraternização entre Confrades que se reuniram para celebrar a cerveja”, esta ação contribuiu “para dignificar e elevar as credenciais da cerveja e para divulgar o seu potencial enquanto bebida que pode acompanhar qualquer tipo de prato ou gastronomia, desde que corretamente harmonizada”.

Entre os cerca de 60 convidados estiveram o CEO / Secretário-geral da British-Portuguese Chamber of Commerce, Chris Barton, o ex-Grão-Mestre, Nuno Pinto de Magalhães, a vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Conceição Zagalo, o jornalista Joaquim Furtado, o diretor de comunicação dos CTT, Miguel Salema Garção, e o presidente do Cigar´s Collector Club, Stefan Heym.