:: CONFRARIA DA CERVEJA::

O que significa pertencer a uma Confraria?

Em comum, temos o modo de vida, já desde a Idade Média. Nesse tempo, mestres de cada ofício juntavam-se para aperfeiçoar a arte. Foi também nessa época que surgiram as primeiras confrarias de mestres cervejeiros. Na Confraria da Cerveja adoramos cerveja e celebramos os benefícios desta bebida incomparável. Brinda connosco?


O Símbolo

O símbolo da Confraria da Cerveja inclui os elementos associados à produção de cerveja: as alfaias, o tanque de madeira – usado, em tempos –, o lúpulo e a cevada.

O objetivo: celebrar as origens da cerveja e homenagear uma tradição de longa data.


O Traje
O traje dos Confrades e Confreiras é constituído por uma capa, um chapéu e uma fita com o símbolo da Confraria. As cores são simbólicas: o amarelo dourado, predominante, que remete para a cor da cerveja e do Sol que faz crescer as culturas; e o verde, igual ao dos campos onde nasce o lúpulo e a cevada. O chapéu tem uma forma alinhada que faz lembrar as cápsulas das garrafas de cerveja.
Nada é ao acaso, tudo é por pura paixão.


São Jorge, o Patrono

Mantendo a tradição, a Confraria da Cerveja tem o seu santo padroeiro, à semelhança das confrarias medievais. À época, as irmandades de mestres elegiam uma figura religiosa que protegeria o ofício por eles defendido.

Assim, pela influência que São Jorge teve na história de Portugal, e pela ligação que este santo sempre teve à cerveja desde a Idade Média, a Confraria da Cerveja escolheu-o como seu patrono e protetor.

As características do patrono São Jorge, passaram a ser as características da Cerveja: vigor, força e jovialidade.

Sabias que o dia de São Jorge, 23 de Abril, é também o dia em que tipicamente se marcava o fim do período anual da produção de cerveja? Isto porque se aproxima o Verão e o calor. E haverá melhor forma de aproveitar o verão?


Saiba mais sobre a Confraria da Cerveja:

https://www.confrariadacerveja.pt/