:: HISTÓRIA ::

A mais antiga referência escrita sobre a produção de Cerveja é da civilização Suméria e tem pelo menos dez mil anos. A simplicidade e naturalidade de confeção da Cerveja, apenas usando ingredientes como a cevada, o lúpulo, a água e a levedura, tornou-a popular e apreciada por inúmeros povos.


Em Portugal, são várias as histórias e versões, mas conta a lenda que foi Lísias, filho de Baco, a começar a produzir cerveja na antiga Lusitânia. Foi também quem ensinou o povo nativo a fazer a bebida a partir de cevada ou trigo.


Existem alguns registos históricos, como é o caso do livro "Monarchia Lusitana" (1ª ed. 1597) de Frei Bernardo de Brito, que Alexandre Herculano considerava um historiador que interpretava os factos históricos à luz do misticismo e da lenda. Nesta obra, o autor discorre assim sobre a bebida: "entrando Lísias, na antiga Lusitânia, ensinou a fazer cerveja de cevada, ou trigo, e deste licor usaram os antigos Portugueses muito tempo, pelo pouco vinho que se cultivava neste país.