Cerveja 

e jovens

Os jovens e o consumo de cerveja

Existe em Portugal, tal como na maioria dos países europeus, legislação que refere uma idade mínima legal de consumo de bebidas alcoólicas (DL nº 106/2015) e que no caso nacional é de 18 anos. De notar, que a nossa legislação não distingue essa idade mínima legal de acordo com o tipo de bebidas alcoólicas ou com o seu grau alcoólico. Em Itália por ex., a idade mínima de consumo de cerveja é de 16 anos e a de consumo de bebidas espirituosas (maior teor em álcool) de 18 anos. O mesmo se passa na Bélgica e na Alemanha.

De facto, estudos de opinião revelam que em Portugal, é cada vez mais precoce no consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade. Urge atuar através da educação/sensibilização bem como de uma fiscalização mais eficaz da legislação existente.

No caso do consumo ilegal de bebidas alcoólicas por jovens menores de 18 anos, a Cervejeiros de Portugal defende algumas ações e medidas:

Legislação

Reforço urgente do cumprimento da legislação através de mecanismos 
reforçados de fiscalização
da mesma.

Medidas

Apostar em medidas indutoras de alterações comportamentais através da formação e educação de todos os intervenientes (jovens, donos de estabelecimentos, associações de barmen, indústria 
da noite, etc).

Programas

Apostar em programas educacionais dirigidos aos menores e às famílias, a começar pelo próprio meio escolar, que permita combater o consumo ilegal de bebidas alcoólicas.

Outro problema grave com o qual a sociedade portuguesa se deve preocupar, é o chamado o "binge drinking" entre os jovens: consumo de 5 ou mais bebidas alcoólicas num curto espaço de tempo. Embora este fenómeno seja mais grave nos países do Centro e Norte da Europa, aqui no país vizinho o fenómeno do “bottelón” é por demais conhecido das “movidas” noturnas das cidades espanholas.

A Cervejeiros de Portugal está atenta ao comportamento abusivo dos jovens perante as 
bebidas alcoólicas e desenvolve atividades, em
 parceria com stakeholders da sociedade civil, delineando e financiando programas e eventos que procuram atingir uma relação causa-efeito que 
contribua para uma resposta eficaz a este assunto que se demonstra prejudicial para os jovens e para a Sociedade no seu conjunto.

FALAR CLARO

A Cervejeiros de Portugal e os parceiros CONFAP e ANP, desenvolvem em conjunto o projeto FALAR CLARO, que tem como propósito auxiliar professores, educadores e outros técnicos com ferramentas para abordar o consumo responsável de álcool e os perigos para a saúde do consumo de álcool pelos jovens

CAMPANHA ISTO NÃO É SOBRE TROTINETAS

Iniciada em 2023, a campanha de prevenção e segurança rodoviária direcionada a jovens Isto não é Sobre Trotinetas arrancou em julho de 2023 e teve como parceiros institucionais a ANSR – Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a PRP – Prevenção Rodoviária Portuguesa, Câmara Municipal de Porto e Câmara Municipal de Lisboa, contando também com diversos apoios, como da PSP, GNR, Bolt e Associação Novamente.

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