Consumo de Cerveja em Crescimento

A Nielsen revelou que mais de três em cada quatro lares portugueses consomem cerveja, contribuindo para que esta seja uma das categorias de produto mais dinâmicas no território nacional na área de do retalho: representa cerca de mil milhões de euros e mais de 5% do total de faturação dos pontos de venda de bens de grande consumo.

O crescimento do consumo dentro do lar tem dois motivos principais. Por um lado, uma maior penetração do produto, por outro, um maior número de atos de compra. No último ano, as cervejas conseguiram chegar a mais de 65 mil casas, o que corresponde a um total de 77% do total de lares portugueses. Por outro lado, a categoria foi comprada nove vezes no último ano (uma vez a cada 40 dias) e os consumidores gastaram em média 5,1 euros por visita.


O canal HoReCa é uma das categorias mais relevantes, tendo atingido os 809 milhões de euros em vendas e uma subida de 4%.

No último ano móvel, findo em abril, a categoria da cerveja apresentou também um crescimento de 4% em valor. De acordo com a Nielsen, o preço é o principal culpado, uma vez que os portugueses se mostram mais disponíveis para consumir fora de casa e assim pagar mais pelo produto.

A par desta tendência, verifica-se um interesse cada vez maior em experiências de consumo diferenciadas, como a prova de novos sabores, que também apresentam preços mais elevados.

(in Marketeer, 31/07/2018)