A Cerimónia de Entronização da Confraria da Cerveja reuniu perto de 200 “apaixonados” e Confrades da Cerveja, no passado dia 17 de outubro, em Aveiro, tendo sido entronizados 45 novos Confrades em quatro categorias: Confrades Mestre, Confrades de Honra, Confrade Protetor e Confrade Consumidor.
Este ano, a Cerimónia de Entronização coincidiu com o 20.º Aniversário da Confraria da Cerveja e, por essa razão, foram várias as novidades.
Sob o mote “Um Brinde à Diversidade!”, porque tal como a cerveja, também a diversidade de seres humanos enriquece a vida, a cerimónia de 2023 ficou marcada pela passagem de testemunho entre Grão-Mestres. Pela primeira vez em 20 anos de existência, o cargo de Grão-Mestre passou de um homem para uma mulher, sendo Teresa Apolónia a primeira Grã-Mestre da história da Confraria bem como a primeira Mestre Cervejeira a desempenhar este papel.
Teresa Apolónia, que desempenhou até à presente data o cargo de Secretária-Geral da Confraria da Cerveja, sucede a Rui Lopes Ferreira, Grão-Mestre desde 2017 e actual Presidente da Associação Cervejeiros de Portugal. Foram seus antecessores neste cargo de Grão-Mestre Manuel Ferreira de Oliveira, António Pires de Lima, Alberto da Ponte e Nuno Pinto de Magalhães.
“É para mim uma grande honra ser a primeira Grã-Mestre da Confraria da Cerveja, a qual pretendemos que seja cada vez mais aberta, mais diversa e mais inclusiva. Estou muito empenhada em contribuir para promover a cerveja como um elemento agregador de culturas e identidades. É à volta dela que se reúnem pessoas diferentes, à procura de sabores diversos, mas com algo em comum: uma cerveja na mão”, considera Teresa Apolónia, Grã-Mestre da Confraria da Cerveja.
Outra das grandes novidades, que marcou a celebração do 20º aniversário da Confraria da Cerveja, foi a apresentação de um novo logotipo, que surgiu modernizado, com linhas mais simples e elegantes, mantendo, ainda assim, o toque clássico e a referência aos ingredientes e utensílios da produção de cerveja desde os seus primórdios.
Celebrando a diversidade, a inclusão e a união, a Confraria da Cerveja ultrapassou este ano os 900 defensores da arte cervejeira em Portugal. Na sua entronização, cerca de 45 novos Confrades assumiram o compromisso de contribuir para a divulgação da cerveja, prestígio e dignificação, em linha com a missão da Confraria de promover, divulgar e comemorar a cerveja nas suas múltiplas vertentes.
Por Aveiro ter sido a cidade a acolher esta cerimónia, José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal, foi a primeira das personalidades a ser entronizada, a par de outras figuras como, João Manzarra, apresentador, Luísa Magalhães, Diretora Executiva da SmartWaste, Miguel Monteiro, atleta Paralímpico de arremesso de peso, natural de Aveiro, Ricardo Covões, Diretor do Coliseu dos Recreios, Nuno Moura, Diretor de Marketing da Federação Portuguesa de Futebol , Luís Ferreira Lopes, Diretor Executivo da Newsplex/Sol Raul Almeida, Presidente do Turismo do Centro de Portugal e Vitor Pataco, Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude Foi ainda entronizado como Confrade Protetor António Lappí Perea, Presidente e CEO do Grupo Lappí Etiquetas, o maior grupo de impressão de rótulos de Espanha.
Entre as pessoas entronizadas desde 2003 estão nomes como o de Alberto João Jardim, Ana Rita Clara, António Costa, António Lobo Xavier, Cardeal Américo Aguiar, Carlos Carreiras, Carlos Moedas, César Mourão, Cristina Esteves, Fátima Campos Ferreira, Francisco Pedro Balsemão, Júlio Magalhães, Justa Nobre, Paula Lobo Antunes, Raquel Strada, Rui Miguel Nabeiro, Rui Rio, Sílvia Rizzo, Sónia Araújo, entre muitos outros.