5/1/2026

Boas Festas a todos…com uma cerveja na mão!

À medida que 2025 se aproxima do fim, os Cervejeiros de Portugal desejam a todos os consumidores desta bebida maravilhosa, e também a quem aprecia outras, umas Boas Festas e que o Ano Novo traga tudo o que desejam e merecem.

Para o setor cervejeiro e toda a sua cadeia de valor – desde as empresas de malte e de cerveja, os seus trabalhadores e, claro, os consumidores – o ano de 2025 demonstrou, uma vez mais, que a cerveja se mantém como a bebida preferida dos portugueses. Continua a ser consumida, maioritariamente, de forma responsável e moderada, e o setor tem vindo a apostar cada vez mais na oferta de um número crescente de tipos de cervejas de menor teor alcoólico, incluindo as 0,0%.  

Portugal destacou-se no panorama europeu pós-pandemia. Fomos o único país da União Europeia a recuperar mais rapidamente os níveis de vendas pré-pandemia (2019), e chegando mesmo a superá-los. Embora este resultado surpreendente mereça estudos mais aprofundados, é evidente que a forte dependência do consumo de cerveja fora de casa (canal HORECA), que representa quase 70%, constituiu um palco de consumo assente na convivialidade, assim que os portugueses emergiram da pandemia. Um outro fator essencial foi o boom do turismo, que já se fazia sentir em 2019, e que, a partir de 2022, regressou com ainda maior força.

No entanto, nem tudo são rosas para o setor. Os anos da pandemia levaram ao encerramento de muitos projetos empresariais de cerveja artesanal, e outros que persistem ainda enfrentam dificuldades económicas para recuperar o seu dinamismo. Na última década, o setor cervejeiro transformou-se, coexistindo hoje duas realidades distintas, mas com desafios similares, nomeadamente ao nível fiscal, logístico e da perceção de valor. Contudo, todas as empresas cervejeiras, das artesanais às médias e grandes, partilham uma ambição comum: reforçar a visibilidade da cerveja para todas as ocasiões de consumo, valorizar a categoria e contribuir para uma verdadeira cultura da arte de bem-consumir cerveja! A casa comum de todas elas é a Associação Cervejeiros de Portugal!

Viva a Cerveja! Viva os Cervejeiros! Viva todos Nós! Boas Festas!  

Assina: Francisco Gírio (Secretário-Geral)

Imagens

No items found.