Cervejeiros de Portugal lançam campanha de prevenção rodoviária dedicada a trotinetas

  • Iniciativa conta com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e a Prevenção Rodoviária Portuguesa como parceiros institucionais e com o apoio da Bolt, GNR, Novamente e PSP.
  • Sensibilização será feita através de mupis digitais nas cidades de Lisboa e Porto.

Os Cervejeiros de Portugal apresentaram hoje uma campanha de prevenção rodoviária com o objetivo de promover o uso responsável de trotinetas e apelar a uma condução segura cumprindo as regras de segurança e de trânsito, e sem ingestão de bebidas alcoólicas quando associadas à sua condução.As trotinetas são um meio de transporte de importância crescente nas nossas cidades e a campanha dos Cervejeiros de Portugal vai decorrer durante o mês de julho nas redes sociais e em mupis digitais em Lisboa e no Porto.A iniciativa conta com o apoio de parceiros institucionais de referência: a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), e ainda com o apoio da GNR, da PSP, da Bolt e da Associação Novamente.Ativa durante o mês de julho, a campanha poderá vir a ser reativada em setembro através do apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa e da Câmara Municipal do Porto.A sessão de lançamento da campanha decorreu na passada 4ª feira 12 de julho de 2023, em Lisboa, e contou com a presença da secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e dos parceiros institucionais e apoiantes da campanha.“O enfoque desta campanha não são as trotinetas, são as pessoas e os seus comportamentos sempre que decidem conduzir um veículo. O respeito pelas regras de trânsito, pelo cumprimento do código da estrada e a consciencialização de que existem escolhas individuais que interferem na sua segurança e na dos outros. Os Cervejeiros de Portugal representam um setor económico constituído por empresas responsáveis, e possuem uma mensagem de responsabilidade social clara: Se for conduzir, beba apenas bebidas sem álcool”, refere o presidente dos Cervejeiros de Portugal, Rui Lopes Ferreira.Para Alain Areal, diretor-geral da PRP, um dos parceiros institucionais, presente desde o início e grande impulsionador da campanha, “o crescimento da utilização de trotinetas tem tido como consequência o aumento da sinistralidade”. O responsável da PRP, associação privada sem fins lucrativos reconhecida como instituição de utilidade pública, afirma: “Sabemos que o comportamento humano está presente em mais de 96% dos acidentes rodoviários pelo que é crucial promover comportamentos seguros nos utilizadores das trotinetas, sensibilizando-os para os principais fatores de risco de acidente, de forma a reduzir a sinistralidade grave. É o contributo e mérito desta campanha”.

  • A PRP disponibilizou também no seu site um conjunto de conselhos a seguir por quem conduz trotinetas, que podem ser encontrados aqui.
  • Segue vídeo da campanha no YouTube
  • Link Instagram ‘Saber Cerveja

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