Confraria da Cerveja entronizou novos confrades em Cascais e chega aos 700 defensores da arte cervejeira em Portugal

A XVIII cerimónia de Entronização da Confraria da Cerveja realizou-se em Cascais, tendo reunido cerca de 200 confrades da Cerveja que, após o evento, brindaram à cerveja no centro da vila. Carlos Carreiras, o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, encabeça a lista de cerca de 45 personalidades entronizadas.

A Confraria da Cerveja realizou a sua XVIII Cerimónia de Entronização, um evento realizado no passado dia 29 de setembro, na Cidadela de Cascais, e que reuniu perto de 200 Confrades da Cerveja. Destes, cerca de 45 convidados foram entronizados como novos Confrades em três categorias: Confrades Mestre, colaboradores das cervejeiras, os Confrades de Honra, personalidades/ líderes de opinião, e os Confrades Protetores, parceiros do setor cervejeiro português.

Por Cascais ter sido a região do país que acolheu esta cerimónia, Carlos Carreiras, o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, foi uma das personalidades entronizadas, a par de outras figuras como Francisco Pedro Balsemão, o CEO do grupo Impresa, João Duque, o professor catedrático em Finanças e Economia do ISEG, João Pedro Oliveira e Costa, o CEO do Banco BPI, e Gil Azevedo, o Diretor Executivo da Startup Lisboa e Bernardo Corrêa de Barros, presidente do Turismo de Cascais.

Foram ainda entronizados novos confrades ligados aos cereais e ao lúpulo em Portugal, como o produtor de lúpulo António Rodrigues, que veio de Bragança receber o galardão de Confrade Protetor.

Com a realização da 18ª cerimónia de entronização, este ano dedicada ao tema “Cerveja e Saúde”, a Confraria da Cerveja chega, em 2022, a cerca de 700 embaixadores da cerveja em Portugal. Na sua entronização assumem o compromisso de contribuir para a divulgação da cerveja, prestígio e dignificação, em linha com a missão da Confraria de promover, divulgar e comemorar os benefícios da cerveja nas suas múltiplas vertentes.

Com séculos de história e a enriquecer tradições, a cerveja tem um papel irrefutável na cultura portuguesa. Para Rui Lopes Ferreira, Grão Mestre da Confraria da Cerveja, “sentimo-la na nossa sociedade e economia, sustenta negócios de várias dimensões, refresca o nosso turismo, ergue-se na cultura, na música, no desporto e, acima de tudo, alimenta os nossos convívios. Toda esta dinâmica sobressai das mais de 100 cervejeiras e microcervejeiras espalhadas pelos 18 distritos de Portugal Continental e regiões autónomas, o que demonstra bem a capilaridade do consumo cultural e moderado de cerveja.”

Centenas de pessoas já foram entronizadas pela Confraria da Cerveja desde 2003, entre as quais António Costa, Rui Rio, Carlos Moedas, Alberto João Jardim, Roberto Carneiro, Sónia Araújo, Dom Duarte Pio de Bragança, Paula Lobo Antunes, Sílvia Rizzo, Luís Represas, César Mourão, Cláudia Jacques, Carlos do Carmo, Júlio Isidro, Clara de Sousa, Luís de Matos, Simone de Oliveira, Mafalda Arnauth, Margarida Pinto Correia, Sobrinho Simões, Luís Marques Mendes, Nuno Rogeiro, Nuno Gomes, Vitor Baía, Joana Schenker, Guilherme Geirinhas, Nic Von Rupp, Diogo Batáguas, Ricardo Guedes, entre outros.