8/1/2025

No Dia Internacional da Cerveja os Cervejeiros de Portugal brindam às empresas cervejeiras e aos consumidores

Hoje, Dia Internacional da Cerveja, os Cervejeiros de Portugal felicitam todas as empresas cervejeiras nacionais que são impulsionadoras da economia nacional, que se dedicam com paixão à arte de saber fazer cerveja, bem como a todos os consumidores de cerveja, que procuram qualidade, diversidade, e sustentabilidade por forma a terem disponível uma cerveja para cada ocasião de consumo.  

O setor cervejeiro português tem mostrado resiliência e, embora muitas microcervejeiras não tenham sobrevivido à pandemia, outras surgiram no período pós-covid, e atualmente cerca de 100 empresas produzem marcas próprias de cerveja a nível nacional. Anualmente, são produzidos cerca de 800 milhões de litros de cerveja, dos quais 630 milhões de litros são destinados ao mercado interno e os restantes são exportados para mais de 50 países, sendo que Portugal importa apenas 2% do total de cerveja que consome todos os anos.  

O consumo de cerveja pelos portugueses ocorre em momentos de convívio ou às refeições, típico da cultura dos países europeus mediterrânicos. De acordo com um estudo da Brewers of Europe, nas suas últimas estatísticas publicadas, Portugal é o 13.º maior produtor de cerveja na União Europeia mas apenas o 17.º maior consumidor. Segundo esse estudo, o consumidor português tem mostrado moderação no consumo, com um valor anual per capita de 59 litros enquanto, a república checa atinge os 128 litros, 99 litros na Áustria ou os 88 litros na Alemanha.

Portugal destaca-se no panorama europeu ao liderar o consumo de cerveja fora de casa, com uma quota de 68% (face à média de 25% na UE), o que evidencia a profunda ligação do setor ao canal HORECA e o seu papel central nas refeições e momentos de convívio. Este cenário é cada vez mais moldado por um consumidor, que segmenta as suas escolhas de forma informada e consciente para cada ocasião. Reflexo desta maturidade é a crescente preferência por cervejas sem álcool (0,0%) em contextos de moderação ou simplesmente por escolha, a par da opção por variedades de baixo teor alcoólico em eventos sociais e da exploração de diferentes estilos e sabores em momentos de degustação, demonstrando uma nova era de consumo responsável e diversificado.

"Neste Dia Internacional da Cerveja, olhamos para o futuro com a certeza de que a cerveja, em Portugal, continuará a ser um pilar de inovação e responsabilidade. Esta é uma celebração que começa no convívio entre amigos, mas que se estende a todos os que a produzem com paixão e a servem com excelência. Guiados pelo nosso compromisso com a sustentabilidade e o consumo responsável, celebramos hoje uma bebida que é democrática, transversal e une pessoas de todas as nações. Brindemos pois… com uma cerveja, seja ela qual for!" afirma Francisco Gírio, Secretário-Geral dos Cervejeiros de Portugal.

Neste Dia Internacional da Cerveja, os Cervejeiros de Portugal destacam o duplo desafio que o setor enfrenta: por um lado, o aumento dos custos de produção, impulsionado pela inflação nas matérias-primas e energia; por outro, uma notória mudança nos padrões de consumo. Perante este cenário, a associação defende um quadro legislativo que promova a inovação, a sustentabilidade e a competitividade, assente em medidas como a implementação de uma fiscalidade não discriminatória, o reconhecimento da cerveja como bebida fermentada e feita à base de ingredientes naturais com ofertas para todas as ocasiões, e pelo apoio a uma política industrial que acelere a transição digital e a descarbonização.

Imagens

No items found.