:: VARIEDADES ::

ESTILOS DE CERVEJA

São várias as classificações que se podem escolher para diferenciar os diversos estilos de cervejas. Há quem prefira classificá-las pelo tipo de fermentação, sendo que, deste modo, se formam dois grandes grupos: as Ale (cervejas de alta fermentação) e as Lager (cervejas de baixa fermentação). As cervejas podem classificar-se quanto ao teor alcoólico e ao extrato primitivo, em "cerveja sem álcool", "cerveja com baixo teor alcoólico", "cerveja corrente", " cerveja especial" e "cerveja extra".

Por ser a mais difundida e por nos parecer a mais correta, adotaremos a divisão que habitualmente é feita tendo por base o processo de fermentação. Assim sendo, falaremos das Ale, das Lager e ainda duma terceira família, mais pequena do que as outras mas por certo mais antiga: as cervejas de fermentação espontânea.

Sucintamente, o que difere uma cerveja Ale de uma cerveja Lager? Basicamente, a levedura utilizada e, consequentemente, o processo de fermentação. No caso das Ale, a fermentação dá-se num ambiente de temperatura relativamente alta, entre 15º a 24º C ou mesmo mais. Já as Lager requerem temperaturas entre os 8º e os 14º C. Após a fermentação, nas cervejas Ale a levedura sobrenada a cerveja, no fermentador e nas cervejas Lager deposita-se no fundo do mesmo. Em resultado desta diferença, 

as Ale têm uma maior gama de aromas e sabores influenciados pela levedura, habitualmente com notas frutadas complexas ou a especiarias, por exemplo; já as Lager produzem um sabor mais limpo, com maior expressão das características transmitidas pelos cereais e pelo lúpulo. Na prática há situações em que é difícil dizer se uma determinada cerveja é da família das Ale ou das Lager. Se uma Pilsner é notoriamente uma Lager e uma Imperial Stout uma Ale, o que dizer de certas Doppelbock? São Lagers, por conceito e formulação, mas muitas têm espírito de Ale. Para além do mais, dentro destas duas famílias existem dezenas de estilos, alguns com diferenças muito subtis entre si. Dado ter sido no Reino Unido e nos E.U.A. que se desenvolveu a definição dos estilos cervejeiros, a maioria deles tem ainda a sua designação em inglês.