Setor cervejeiro já disponibilizou mais de 700 mil litros de desinfetante a instituições pilares no combate ao Covid-19

Como resposta ao desenvolvimentos do Covid-19 em Portugal e a consequente escassez generalizada e desinfetantes em todo o país, o setor cervejeiro mobilizou-se para disponibilizar, até à data, mais de 700 mil litros de desinfetante a instituições pilares no combate ao Covid-19.

A Associação Cervejeiros de Portugal aplaude esta movimentação ímpar do setor cervejeiro, desde as microempresas às grandes empresas do setor, que, mesmo que fortemente impactado pelo Covid-19 e a braços com grandes desafios, não dão tréguas à criatividade e responsabilidade social que tão bem caracteriza o setor cervejeiro em Portugal.

A iniciativa de ceder o bactericida (o ácido paracético) que é rotinamente utilizado nas suas unidades produtivas como agente desinfetante, para agora ajudar a conter a propagação da Covid-19, partiu das microcervejeiras, lideradas por Diogo Trindade da cervejeira artesanal Lindinha Lucas, a que se associaram cerca de 60 cervejeiras artesanais e não artesanais, incluindo o nosso associado, a SCC-Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, e rapidamente propagou-se por todo o setor que, só na primeira semana, disponibilizou cerca 100 mil litros de ácido paracético diluído para limpeza dos blocos operatórios e UCIs. Hoje estima-se que ascenda os 700 mil litros de oferta de desinfetantes, visando instituições como centros de saúde, forças de segurança, proteção civil, serviços municipais e outras entidades públicas ou privadas, de Norte a Sul do país, incluindo Madeira. Também outros associados dos Cervejeiros de Portugal estão a desempenhar um papel relevante, nomeadamente a ECM-Empresa de Cervejas da Madeira na disponibilização de mais de 200 litros de álcool-gel à farmácia do Hospital Dr. Noélio Mendonça (Funchal) e a SuperBockGroup, que em parceria com a destilaria LEVIRA já disponibilizou mais de 14.000 litros de álcool-gel a três unidades hospitalares na região do Porto.