:: BENEFÍCIOS DA CERVEJA ::

Cerveja e saúde

A cerveja é uma bebida saudável e que faz parte da dieta do Homem desde tempos ancestrais. Sendo muitas vezes injustamente olhada como uma bebida dos pobres e inferior ao vinho, tem vindo a crescer não só em termos de qualidade como também de consumo. Desde as extraordinárias cervejas com adição de frutas oriundas da Bélgica, passando pelas Porter e Stout de Inglaterra ou pelas India Pale Ale norte-americanas, é hoje bem nítido que elas não são apenas boas para beber, como também fazem bem à nossa saúde, desde que consumidas moderada e regularmente, isto é, não mais de 2 garrafas de 33cl por dia.

A cerveja como elemento de uma dieta saudável

Por outro lado, a cerveja pode contribuir positivamente para uma dieta saudável. A sua elaboração, efectuada a partir de cereais como a cevada maltada, o lúpulo, o trigo, o arroz ou o milho, ajudam ao estabelecimento de uma dieta equilibrada. Para além destes ingredientes, a cerveja é basicamente água (cerca de 93%), constituindo pois uma fonte excepcional deste bem essencial à vida, servindo igualmente para saciar a sede. Como já atrás ficou dito, a cerveja pode integrar uma dieta equilibrada, fornecendo vitaminas essenciais e diversos sais minerais, podendo realçar-se o seu elevado teor de potássio e baixo valor de sódio, indispensável a uma tensão sanguínea normalizada.

A cerveja é diurética

Para quantidades iguais de água e cerveja ingeridas, o organismo excreta bastante mais quando se bebe cerveja. Estudos clínicos, efetuados a pacientes em jejum, revelaram que os que haviam bebido 1 l de cerveja excretaram 1,012 l de urina enquanto os que tinham bebido 1 l de água apenas excretaram 385 ml: a cerveja é, portanto, muito diurética.

Esta diurese é, também, acompanhada de uma eliminação de sódio superior à que se dá com a água. Para alguns fisiologistas a presença de compostos fenólicos na cerveja é a causa da diurese mas, para outros, o fenómeno tem a ver com o bloqueamento da hormona anti-diurética que ela origina.

"Saciar" a sede com cerveja

A água é um componente essencial do sangue, linfa, secreções corporais e líquido intracelular. Constitui cerca de 60% do peso do corpo humano adulto, sendo aproximadamente 2/3 dessa quantidade água intracelular. Pelo facto de conter mais de 90% de água, a cerveja pode contribuir para as necessidades diárias de água do corpo humano, que são de 1,5 a 2,0 litros.

Contudo, convém ter em atenção que o álcool que a cerveja contém provoca uma certa desidratação no organismo, havendo, simultaneamente, outros mecanismos que são acionados: Para quantidades iguais de água e cerveja bebidas, o organismo excreta bastante mais quando se bebe cerveja: estudos clínicos, efetuados a pacientes em jejum, revelaram que os que haviam bebido 1 l de cerveja excretaram 1,012 l de urina enquanto os que tinham bebido 1 l de água apenas excretaram 385 ml: a cerveja é, portanto, muito diurética.