A cerveja e o futebol são uma combinação perfeita!

Comida, aperitivos e cerveja marcam sempre presença à volta do convívio, nada de novo. Mas e se lhe dissermos que beber cerveja a comemorar os golos pode ser benéfico para a sua saúde? As explicações são da nutricionista Natália Cavaleiro Costa.

Nutricionalmente a cerveja é uma bebida muito interessante. Começando desde logo pelo seu valor calórico: 200 ml - a célebre imperial ou fino - equivalem a cerca de 80 Kcal. O seu teor em água situa-se entre os 90 a 95%, sendo assim uma boa aliada quando o assunto é a hidratação. Com menor teor alcoólico do que o vinho, é uma excelente fonte de antioxidantes.


Esse mesmo poder antioxidante desta bebida advêm tanto do malte como do lúpulo. Além disso, a cerveja é fonte de polifenóis. E sim, também os podemos encontrar numa cerveja sem álcool. Estes polifenóis, sabe-se, são importantes na prevenção das doenças cardiovasculares, na obesidade, diabetes entre outras. Podemos dizer que o consumo destes antioxidantes têm uma ação protetora para o nosso organismo, prevenindo diferentes processos inflamatórios a que estamos sujeitos diariamente tais como: a má-alimentação, o tabaco, o sedentarismo ou mesmo o já tão habitual stress - um facto difícil de controlar.

Apesar de todas as qualidades desta bebida, nunca é demais alertar para os perigos de um consumo abusivo de álcool, pelo que a responsabilidade e moderação são tónicas indispensáveis quando se fala em beber cerveja. Sapo Lifestyle