Dia Internacional da Cerveja celebrado com o hino “Viva a Cerveja”

A Confraria da Cerveja junta-se à data comemorativa com a apresentação de um hino interpretado pela banda portuguesa The Lucky Duckies e com a criação do movimento #VivaCerveja que desafia todos os portugueses, na próxima sexta-feira, dia 7 de agosto, à partilha de Brinde à Cerveja no seu local preferido, como forma de apoio à categoria e ao canal Horeca, uma iniciativa que conta também com o apoio da AHRESP.

O Dia Internacional da Cerveja, marcado este ano para o dia 7 de agosto, sexta-feira, será celebrado em Portugal ao tom do “Viva a Cerveja”, um tema criado e interpretado pela banda “The Lucky Duckies” que dá corpo ao primeiro hino em língua portuguesa que homenageia a Cerveja, os seus consumidores, confrades, Produtores de cevada e lúpulo, cervejeiros e toda a sua cadeia de valor que hoje emprega cerca de 80.000 pessoas.

A música é da autoria do vocalista dos “The Lucky Duckies” e Confrade da Cerveja, Marco António, e a letra é de Fernando Gomes dos Santos, sonoplasta da banda. O tema “Viva a Cerveja” conta com o apoio e divulgação da Confraria da Cerveja por ilustrar o melhor da Cerveja através da música: as suas pessoas, a diversidade de sabores, os momentos de partilha e o convívio social. O videoclip do hino “Viva a Cerveja” pode ser visualizado aqui.

Incentivando a um movimento de apoio ao setor cervejeiro e ao canal Horeca, fortemente impactados pela atual pandemia, a Confraria da Cerveja e a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal desafiam ainda todos os portugueses a partilhar o seu brinde à cerveja nas redes sociais, no próximo dia 7 de agosto, com a hashtag #VivaCerveja e marcando o seu local preferido para degustar uma cerveja, seja um café, esplanada, restaurante ou hotel.

O Dia Internacional da Cerveja é comemorado, todos os anos, na primeira sexta-feira de agosto. Esta efeméride foi inventada em 2007, em Santa Cruz da Califórnia, e começou por ser uma celebração apenas no bar dos seus fundadores, expandindo-se até se transformar num evento mundial, assinalado em mais de 50 países. A Confraria da Cerveja junta-se a esta data comemorativa, não só pelo sentido de união mundial com os produtores de várias nações e culturas, como para celebrar os momentos de convívio, de gastronomia, lembrar quem a produz e quem a serve, bem como realçar a importância da cerveja para economia nacional.

Rui Lopes Ferreira, Grão-Mestre da Confraria da Cerveja assinala que “neste ano particularmente desafiante para todos os setores, pretendemos celebrar esta data assinalando dois denominadores comuns à paixão pela Cerveja – a música e todos os estabelecimentos que asseguram que a melhor cerveja seja servida à mesa dos portugueses. A par de cervejeiros, microcervejeiros, agricultores, distribuidores, comerciais, clientes, fornecedores e apreciadores, também eles contribuem para expansão cultural da Cerveja”.

Marco António, vocalista e manager da banda Lucky Duckies, confirma que “na qualidade de Confrade da Cerveja, intérprete, e acima de tudo português, é uma grande honra dar voz a uma homenagem à Cerveja e à Cultura Cervejeira. Criámos esta peça que simboliza um produto único e que nunca é dispensada nos bons momentos. Esta data é a oportunidade perfeita para tornar público, não só o meu, como o agradecimento de todos ao que melhor se faz em Portugal em matéria de Cerveja. É papel que encaro com grande orgulho e responsabilidade”.
A Cervejeiros de Portugal assinala ainda este dia com um apelo à degustação responsável de uma das mais antigas bebidas fermentadas feitas pelo homem - feita à base de cevada, lúpulo, água e levedura - , sendo ainda a única bebida alcoólica que tem uma variante sem álcool, mas que responde às expetativas dos consumidores e amantes da Cerveja.


Sobre a Confraria da Cerveja:
A Confraria da Cerveja, criada em abril de 2003, entidade sem fins lucrativos, e que conta já com mais de 650 Confrades, promove a paixão pela Cerveja em Portugal, entronizando anualmente Colaboradores das Cervejeiras (Confrades Mestres), Personalidades/Líderes de Opinião (Confrades de Honra) e Parceiros do Setor Cervejeiro Português (Confrades Protetores). O intuito da entronização é tornar os novos Confrades Embaixadores da Cerveja em Portugal, contribuindo para a sua divulgação, prestígio e dignificação. www.confrariadacerveja.pt

Sobre a Banda The Lucky Duckies:
The Lucky Duckies é uma banda portuguesa que se lançou nos palcos há mais de 30 anos. Criada a 25 de abril de 1987 por Marco António, começaram por prestar tributo aos grandes clássicos do Rock’n’Roll, mas rapidamente mergulharam em toda uma nostalgia musical influenciada pelos estilos internacionais mais populares entre os Anos 20 e os Anos 60, como swing jazz, Blues, Bossanova, Rock'N'Roll e clássicos da música portuguesa. As suas digressões pelo mundo e por todo o país em eventos, Festivais, Festas dos Municípios começaram por chamar à atenção de produtores e empresários do mundo a música. A partir de 1990, a banda é catapultada para o estrangeiro, onde chegou a atuar em cruzeiros no mundo inteiro. Têm pisado paulatinamente os melhores palcos do país, destacando-se a concentração de Motos de Faro de 2010, vários concertos no palco 4 da Expo'98, o CCB, a Casa da Música no Porto, o CAE da Figueira da Foz, e os principais casinos da Península Ibérica, da Europa e de Macau.