Novos Desafios do Setor Cervejeiro

A maior procura por parte da indústria cervejeira tem contribuído para o aumento da produção de cevada. Os cervejeiros querem seguir a tendência de crescimento dos últimos tempos, mas este ano não se vislumbra muito positivo, devido às quebras por causa das alterações climáticas e por causa da carga fiscal.

A área de produção de cevada tem vindo a ganhar terreno. Esta cultura, que chegou a atingir em Portugal os 73 mil hectares em 1986, já esteve, antes de 2011, nos 17 mil hectares. Porém, nos últimos anos a tendência tem sido de aumento.


Atualmente, a produção de cevada em Portugal ocupa uma área de 21 mil hectares. Segundo os especialistas, este incremento explica-se, por um lado, pelo melhor acesso às ajudas agroambientais e, por outro, pela resposta que tem sido dada à procura por parte da indústria cervejeira.

No caso da cevada, a contratualização com a indústria permitiu demonstrar que este cereal poderá ser uma alternativa com viabilidade técnica e económica. Além disso, insere-se bem em rotação com outras culturas como o milho, o girassol e a papoila.

Em termos regionais, o Alentejo continua a ser a principal zona produtora, com cerca de 90% da área nacional de cevada. Cevada esta que tem "alimentado" os produtores de cerveja, mas não nas quantidades desejáveis. A indústria transformadora vê-se obrigada a recorrer à importação de matéria-prima e esta é uma realidade que também querem ver mudada, tendo a meta de poderem ter pelo menos 50% de cevada produzida em terras portuguesas.

(in Frutas, Legumes e Flores, 01/09/2018)