
APCV TORNA-SE CERVEJEIROS DE PORTUGAL
A APCV-Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja passa a denominar-se, a partir deste ano, Cervejeiros de Portugal. A mudança de nome faz parte do processo de rebranding da Associação que também abrange a alteração do logótipo, renovação do site e ativação das suas redes sociais. Com este novo layout, os Cervejeiros de Portugal pretendem fortalecer a sua identidade corporativa e, em linha com os seus objetivos, generalizar a informação de que a cultura da cerveja, a importância do setor cervejeiro e o papel dos produtores, deve ser mais valorizado em Portugal.A Associação deseja ainda celebrar a cerveja através do seu consumo responsável e do reconhecimento da sua contribuição para o bem-estar social e do valor económico para a comunidade, bem como conservar a herança do setor da cerveja e contribuir para a sua evolução responsável.
Outro dos motivos para a mudança, é a história que os Cervejeiros de Portugal têm para contar ao público, às autoridades, aos consumidores e parceiros. Até agora, a sigla APCV poderia
remeter para outras entidades, ao invés de Cervejeiros de Portugal, cujo nome é recordado pelas pessoas e onde existe uma mensagem que se “cola” ao nome.
Para François-Xavier Mahot, Presidente dos Cervejeiros de Portugal “A mudança de designação de marca, a par de uma renovação gráfica da Associação, pretende reforçar o posicionamento de inovação, dinamismo e modernização que queremos projetar para este setor. Um processo que resulta do compromisso e união de todos os parceiros empenhados na promoção de uma verdadeira cultura da cerveja, e do seu valor estratégico para a economia nacional.”
Em Portugal, a história da cerveja é já bastante longa. Estudos arqueológicos demonstram que os Lusitanos, povos pré-romanos, passaram pela Península Ibérica e produziram bebidas que podem ser consideradas parentes afastadas das cervejas. Atualmente, há cada vez mais empresas a lançar novos produtos, capazes de satisfazer os consumidores habituais e, trazer para o convívio dos apreciadores desta bebida, aqueles a quem uma cerveja clássica não satisfaz.
Para François-Xavier Mahot, Presidente dos Cervejeiros de Portugal “A mudança de designação de marca, a par de uma renovação gráfica da Associação, pretende reforçar o posicionamento de inovação, dinamismo e modernização que queremos projetar para este setor. Um processo que resulta do compromisso e união de todos os parceiros empenhados na promoção de uma verdadeira cultura da cerveja, e do seu valor estratégico para a economia nacional.”
Em Portugal, a história da cerveja é já bastante longa. Estudos arqueológicos demonstram que os Lusitanos, povos pré-romanos, passaram pela Península Ibérica e produziram bebidas que podem ser consideradas parentes afastadas das cervejas. Atualmente, há cada vez mais empresas a lançar novos produtos, capazes de satisfazer os consumidores habituais e, trazer para o convívio dos apreciadores desta bebida, aqueles a quem uma cerveja clássica não satisfaz.

CONSUMO DE CERVEJA AUMENTA
Em 2017, o setor cervejeiro apresentou um grande dinamismo com reflexo ao nível dos resultados nas diferentes componentes desta fileira económica. O mercado interno cresceu cerca de 8% e as exportações cresceram 12,6%, com a ajuda da China. Números que atestam a vitalidade do setor e a sua importância para o PIB nacional. No caso do consumo per capita, que atingiu os 51L face ao 47L em 2016, estes resultados refletem, quer o aumento do nível de confiança económica dos consumidores quer o incremento da atividade turística em Portugal no último ano. Já as exportações, que rondam os 200 milhões de litros, ajudam a sustentar o equilíbrio da balança comercial nacional. As boas condições climatéricas do país, os eventos e também o turismo, que continua a crescer, são fatores que ajudam a sustentar estes valores.Os resultados de 2017 demonstram que este é um setor em permanente renovação bem patente na proliferação de cada vez mais empresas cervejeiras e microcervejeiras a lançar novos tipos de cervejas. Produção de excelência, adequada ao consumo responsável em qualquer ocasião alargando a base dos consumidores portugueses e posicionando a cerveja como a bebida de eleição nº 1 dos portugueses. Para que o setor continue em ascensão, a indústria cervejeira quer um pacto com o governo para
o congelamento durante cinco anos do imposto especial de consumo (IEC) sobre a cerveja e compromete-se, com o Pacto pela Cerveja, a investir no setor produtivo nacional, com repercussões na criação de emprego e em toda a cadeia de valor. Em cincos, a indústria poderá aumentar 20%, para 1,2 mil milhões de euros, o valor acrescentado bruto (VAB) na economia nacional, onde já é o 15º, responsável por 80 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
Os resultados de 2017 demonstram que este é um setor em permanente renovação bem patente na proliferação de cada vez mais empresas cervejeiras e microcervejeiras a lançar novos tipos de cervejas. Produção de excelência, adequada ao consumo responsável em qualquer ocasião alargando a base dos consumidores portugueses e posicionando a cerveja como a bebida de eleição nº 1 dos portugueses. Para que o setor continue em ascensão, a indústria cervejeira quer um pacto com o governo para o congelamento durante cinco anos do imposto especial de consumo (IEC) sobre a cerveja e compromete-se, com o Pacto pela Cerveja, a investir no setor produtivo nacional, com repercussões na criação de emprego e em toda a cadeia de valor. Em cincos, a indústria poderá aumentar 20%, para 1,2 mil milhões de euros, o valor acrescentado bruto (VAB) na economia nacional, onde já é o 15º, responsável por 80 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
Os resultados de 2017 demonstram que este é um setor em permanente renovação bem patente na proliferação de cada vez mais empresas cervejeiras e microcervejeiras a lançar novos tipos de cervejas. Produção de excelência, adequada ao consumo responsável em qualquer ocasião alargando a base dos consumidores portugueses e posicionando a cerveja como a bebida de eleição nº 1 dos portugueses. Para que o setor continue em ascensão, a indústria cervejeira quer um pacto com o governo para o congelamento durante cinco anos do imposto especial de consumo (IEC) sobre a cerveja e compromete-se, com o Pacto pela Cerveja, a investir no setor produtivo nacional, com repercussões na criação de emprego e em toda a cadeia de valor. Em cincos, a indústria poderá aumentar 20%, para 1,2 mil milhões de euros, o valor acrescentado bruto (VAB) na economia nacional, onde já é o 15º, responsável por 80 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

BREWUP-PORTAL DOS CERVEJEIROS
A BrewUp é o portal de conhecimento de cervejarias da Europa, onde estas podem encontrar informações, dicas, dados, contactos, orientação sobre tecnologias de fabrico de cerveja, técnicas de fabrico, marketing, previsão comercial e insights de negócios. A BrewUp foi desenvolvida para servir cervejeiros europeus, ao fornecer-lhes dados e informações que os ajudarão a expandir os seus negócios, a melhorar as suas habilidades de fabrico de cerveja e a defender a categoria da cerveja.A BrewUp é uma iniciativa da The Brewers of Europe, que tem sede em Bruxelas e que reúne associações nacionais de cervejarias de 29 países e fornece uma voz para representar os interesses unidos das 7500 cervejarias da Europa.
Nas diferentes seções do portal BrewUp, existem diversas informações que corresponde às diferentes necessidades e expectativas de qualquer cervejeiro. O conteúdo do BrewUp pode ser acedido através do seu site, e parte desse conteúdo está disponível gratuitamente para qualquer pessoa. Contudo, somente cervejeiros e empresas cervejeiras, membros de uma das associações nacionais da The Brewers of Europe, podem aceder ao conteúdo completo da BrewUp.

FÓRUM EUROPEU BREWERS OF EUROPE
O Fórum Europeu “The Brewers of Europe” realiza-se pela primeira vez este ano, a 7 e 8 de Junho, em Bruxelas, sob o mote “A cerveja e o futuro”.Este Fórum tem como principais objetivos combinar conteúdos estratégicos e práticos no setor da cerveja. Desde o cultivo do fermento à ciência da combinação de alimentos, da segmentação da geração millennial à redução do impacto ambiental, o Fórum irá oferecer inspiração a todos os participantes do setor para prepararem um futuro brilhante no setor cerveja.
Durante os dois dias vai ser possível assistir a mais de 35 seminários educativos de alto nível, onde serão abordados diversos temas: Cerveja e Qualidade da Cerveja; Mercados e Inovação; Brewpubs e Combinação Alimentar; Fabrico e Filtragem; As Mudanças do Consumidor e as Necessidades da Sociedade.
Nos diversos oradores presentes, importa destacar a presença de Tiago Brandão,
presidente da European Brewery Convention, que fará, no dia 7, a sessão de abertura no EBC Symposium – “Trends in Filtration”, e no dia 8, a sessão de encerramento.
O Fórum vai permitir ainda conhecer outros fabricantes de cerveja, proprietários de cervejarias, fabricantes de equipamentos, fornecedores de material, distribuidores, proprietários de bares e retalho e aspirantes a cervejeiros. Uma feira do setor que vai contar com mais de 50 expositores de fornecedores e amostras de cerveja europeias.
Este é um evento imperdível para todos os fabricantes de cerveja e para a indústria em geral, que possibilita oportunidades para as empresas se darem a conhecer e mostrar os seus produtos, e a partilha de opiniões globais sobre temas e tendências do desenvolvimento do setor.
Dada a importância deste evento, os Cervejeiros de Portugal irão co-financiar uma deslocação por associado ao Fórum.
O Fórum vai permitir ainda conhecer outros fabricantes de cerveja, proprietários de cervejarias, fabricantes de equipamentos, fornecedores de material, distribuidores, proprietários de bares e retalho e aspirantes a cervejeiros. Uma feira do setor que vai contar com mais de 50 expositores de fornecedores e amostras de cerveja europeias.
Este é um evento imperdível para todos os fabricantes de cerveja e para a indústria em geral, que possibilita oportunidades para as empresas se darem a conhecer e mostrar os seus produtos, e a partilha de opiniões globais sobre temas e tendências do desenvolvimento do setor.
Dada a importância deste evento, os Cervejeiros de Portugal irão co-financiar uma deslocação por associado ao Fórum.

CONFRARIA DA CERVEJA ENTRONIZA NOVOS CONFRADES EM SANTARÉM
Santarém, 05 de outubro de 2017 – A Confraria da Cerveja entronizou 45 novos Confrades na sua XVª edição, que teve lugar ontem à tarde, no Convento de São Francisco, em Santarém. A Vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, Susana Pita Soares, o Político Luís Marques Mendes, o Comediante Guilherme Geirinhas, o Ex-Futebolista Nuno Gomes, o Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses Jaime Marta Soares e o Presidente do Comité Olímpico Português José Manuel Constantino são alguns dos nomes dos mais recentes Confrades da Cerveja em Portugal.Na cerimónia de entronização os 45 novos Confrades comprometeram-se na divulgação, prestígio e dignificação da cerveja.
Nuno Pinto de Magalhães, o Grão-Mestre da Confraria da Cerveja destaca “a importância de honrar a cultura desta bebida secular num país em que esta assume especial relevância no setor das bebidas. É nesta cerimónia que colaboradores das cervejeiras, personalidades nacionais, líderes de opinião e parceiros do setor se juntam para defender e promover este néctar tão apreciado pelos portugueses”.
Desta Confraria destacam-se como seus Grãos Mestres sucessivos, Manuel Ferreira de Oliveira, António Pires de Lima e Alberto da Ponte, tendo nesta cerimónia Nuno Pinto de Magalhães, no termo do seu mandato, passado o testemunho a Rui Lopes Ferreira, atual CEO da UNICER.
Além da habitual cerimónia, os novos Confrades e os já entronizados de outras edições juntaram-se num cortejo que percorreu as ruas de Santarém e assistiram a uma atuação do Rancho Folclórico do Vale de Santarém, regressando no final para o Convento de São Francisco para um jantar.
A XVª cerimónia da Confraria da Cerveja, realizada pela primeira vez numa cidade ribatejana, já entronizou, ao longo destes anos, mais de 600 membros entre Confrades de Honra, Confrades Protetores e Confrades Mestres. Fazem já parte da Confraria da Cerveja nomes como António Costa, Carlos Moedas, Fernando Gomes, Manuel Carrageta, Sónia Araújo, Dom Duarte Pio de Bragança, Paula Lobo Antunes, Sílvia Rizzo, Luís Represas, César Mourão, Cláudia Jacques, Carlos do Carmo, Júlio Isidro, Simone de Oliveira e Paulo Baldaia.
Sobre a CONFRARIA DA CERVEJA

NO ÂMBITO DO DIA INTERNACIONAL DA CERVEJA, CONFRARIA DA CERVEJA COMEMORA A IMPORTÂNCIA DA CERVEJA EM PORTUGAL
Santarém, 03 de agosto de 2017 – Comemorado na primeira sexta-feira do mês de agosto, o Dia Internacional da Cerveja foi instituído em 2007, na Califórnia, e é assinalado em mais de 50 países e em cerca de 200 cidades. Esta efeméride tem como objetivo promover o convívio entre os amigos e a degustação da cerveja, homenagear os responsáveis pela produção, distribuição e comercialização desta bebida, e unir os diferentes países à volta Cerveja, celebrando a sua diversidade num único dia.A Confraria da Cerveja assinala o Dia Internacional da Cerveja com um apelo à degustação responsável de uma das mais antigas bebidas fermentadas feitas pelo homem – a mais antiga referência escrita sobre a produção de cerveja é da civilização Suméria e tem pelo menos 6.000 anos – e uma das mais belas pela sua simplicidade de ingredientes base: cevada, lúpulo, água e levedura.
Muito mais tarde, conta a lenda que na Antiga Lusitânia foi Lísias, filho de Baco, que ensinou os lusitanos a produzir cerveja a partir de cevada ou trigo.
Para Nuno Pinto de Magalhães, Grão-Mestre da Confraria da Cerveja “a celebração do Dia Internacional da Cerveja faz todo o sentido em Portugal à luz da diversidade atual de cervejas produzidas com arte e maestria, em particular pelos associados da APCV- Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja – que inclui grandes, médios e pequenos cervejeiros - que acrescentou riqueza e um novo fascínio pela experiência cervejeira.”
A Confraria da Cerveja apela, neste dia 4 de agosto, que todos os apreciadores e curiosos por esta bebida, façam um Brinde à Cerveja, celebrando a ligação desta à cultura de convivialidade e tradição do nosso País, mas também à sua crescente importância para a economia nacional. Viva a Cerveja Sobre a CONFRARIA DA CERVEJA
Para Nuno Pinto de Magalhães, Grão-Mestre da Confraria da Cerveja “a celebração do Dia Internacional da Cerveja faz todo o sentido em Portugal à luz da diversidade atual de cervejas produzidas com arte e maestria, em particular pelos associados da APCV- Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja – que inclui grandes, médios e pequenos cervejeiros - que acrescentou riqueza e um novo fascínio pela experiência cervejeira.”
A Confraria da Cerveja apela, neste dia 4 de agosto, que todos os apreciadores e curiosos por esta bebida, façam um Brinde à Cerveja, celebrando a ligação desta à cultura de convivialidade e tradição do nosso País, mas também à sua crescente importância para a economia nacional. Viva a Cerveja Sobre a CONFRARIA DA CERVEJA

CONSUMO DE CERVEJA EM PORTUGAL CRESCEU 8% EM 2017
O consumo de cerveja em Portugal cresceu 8% no ano passado, face a 2016, e as exportações subiram 12,6%, divulgaram este sábado os Cervejeiros de Portugal. Estes números “atestam a vitalidade do setor e a sua importância para o PIB [produto interno bruto] nacional”, referindo que o consumo ‘per capita’ atingiu “os 51 HL [hectolitros] face aos 47 HL em 2016”, refletindo “quer o aumento donível de confiança económica dos consumidores, quer o incremento da atividade turística em Portugal no último ano”. Além disso, “as exportações, que rondam os 200 milhões de litros, ajudam a sustentar o equilíbrio da balança comercial nacional”, adiantam os Cervejeiros de Portugal.
“Os resultados de 2017 demonstraram que este é um setor em permanente renovação bem patente na proliferação de cada vez mais empresas cervejeiras e microcervejeiras a lançar novos tipos de cervejas”. OBSERVADOR
“Os resultados de 2017 demonstraram que este é um setor em permanente renovação bem patente na proliferação de cada vez mais empresas cervejeiras e microcervejeiras a lançar novos tipos de cervejas”. OBSERVADOR

Central de Cervejas assume a presidência da APCV - Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja
A SCC-Sociedade Central de Cervejas e Bebidas passou a ocupar a presidência da APCV – Associação Portuguesa de Cerveja desde de Maio deste ano, após a Assembleia Geral que elegeu os novos órgãos sociais para o triénio 2017-2019.O representante da SCC indigitado para ocupar a Presidência da Direção é o seu CEO, François Xavier-Mahot, cargo que ocupa desde 2015. Anteriormente fez parte da equipa da Heineken como diretor sénior de Inovação Global. Foi ainda diretor de fábrica da Heineken JV Brasseries du Congo, CEO da Heineken Sirocco JV, no Dubai, e da Heineken Serbia, na República da Sérvia. É de nacionalidade francesa, tem 46 anos e possui um bacharelato em Economia, pela École Supérieure de Commerce de Reims, e um MBA em Marketing, pela École Supérieure de Commerce de Bretagne.
“O nosso propósito, ao assumir a presidência da APCV, é manter o trabalho que tem vindo a ser realizado de elevação do sector junto das instituições nacionais e internacionais, bem como garantir o apoio sobre as políticas e a legislação que possam afetar a produção, marketing e venda de cerveja”, realçou François Xavier-Mahot.
Os corpos sociais da APCV ficara ocupados pelas seguintes entidades:
Assembleia Geral:
Presidente – ECM
Secretário – Super Bock Group
Direção:
Presidente – SCC
Vice-Presidente – Super Bock Group
Tesoureiro – ECM
Vogal – FONT SALEM
Conselho Fiscal:
Presidente – FONT SALEM
Vogal - SCC
Vogal - ROC Ver quadro
Assembleia Geral:
Presidente – ECM
Secretário – Super Bock Group
Direção:
Presidente – SCC
Vice-Presidente – Super Bock Group
Tesoureiro – ECM
Vogal – FONT SALEM
Conselho Fiscal:
Presidente – FONT SALEM
Vogal - SCC
Vogal - ROC Ver quadro